ESTE BLOG PRETENDE ABORDAR OS DIVERSOS TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DE FORMA SIMPLES, DIRETA E ABRANGENTE.


28/11/2009

Estado do Mato Grosso veta Lei Antifumo


Mato Grosso não aderiu à nova onda antifumo (Foto: Sxc.hu/Mateusz Stachowski)





Assembléia Legislativa aprovou legislação antifumo, mas governador considerou projeto de lei inconstitucional

Por: Redação
Publicado em 16/11/2009, 13:12

Na contramão da maioria dos estados, o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi (PR), vetou a lei antifumo aprovada em setembro pela Assembléia Legislativa mato-grossense."Existe uma lei federal que regula o assunto e não compete ao estado legislar sobre o mesmo tema. Mesmo que o projeto de lei tenha sido vetado, o governo do estado não vai deixar de colocar em prática o que determina a lei federal", informou a Secretaria de Comunicação do estado de Mato Grosso.
O projeto de lei, alvo do veto, proibiria o consumo de produtos fumígenos em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, total ou parcialmente fechados. Os fumódromos também estavam proibidos.

O autor da proposta, deputado José Riva (PP-MT), presidente da Casa Legislativa, criticou a decisão do governador. "Outros estados brasileiros como São Paulo e Rio de Janeiro aprovaram leis estaduais que tratam sobre o mesmo assunto e em Mato Grosso é vetado. Esse projeto tramitou por mais de dois anos na Assembléia e agora o Executivo não quer aplicar", afirmou.

27/11/2009

ULTRASSOM DURANTE A GRAVIDEZ

Hoje em dia, praticamente não nasce nenhuma criança sem os pais terem ouvido o batimento de seu pequeno coração, visto a sua movimentação no útero ou tendo uma “foto” de seu rosto impressa em cores amareladas ou cinza. Tudo graças à tecnologia moderna, à ultassonografia.

26/11/2009

CUIDADO COM AS NOVIDADES MÉDICAS

Riad Younes 28/08/2009 15:47:17


Notícias sobre novos tratamentos e resultados recentes são divulgadas largamente na mídia escrita ou falada. Esses veículos prestam um serviço importante ao informar ou alertar a população leiga sobre as novidades na área da saúde. Algumas dessas notícias têm origem em estudos apresentados por cientistas em eventos médicos, congressos, simpósios ou grandes reuniões.
Muitas vezes essas notícias transmitem informações que poderiam alterar o modo de cuidar de um determinado paciente, de uma determinada doença. Cuidado.

25/11/2009

HOSPITAL ESPANHOL COMPROVA EFICÁCIA DE LENÇOL CICATRIZANTE

Produto é feito a partir de substância encontrada no casco de alguns moluscos.

O QUE É OSTEOPATIA

A Osteopatia é um sistema de cuidados com a saúde, que se utiliza de um método terapêutico manual para localizar e tratar as restrições de mobilidade que podem atingir as estruturas do corpo humano.

Qualquer perda da mobilidade natural das articulações, ligamentos, músculos ou mesmo das vísceras, pode provocar profundos desequilíbrios no estado de saúde.
Quando utilizada corretamente por um profissional devidamente qualificado e habilitado, a Osteopatia além de não produzir efeitos colaterais costumam gerar uma resposta terapêutica rápida e segura.

24/11/2009

25 Novembro Dia Nacional do Doador Voluntário Sangue


O final do ano está chegando e, com ele, aumenta a preocupação dos hemocentros em todo o país em não deixar faltar sangue em seus estoques. Dados da Coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde apontam que há uma queda de cerca de 30% das doações entre dezembro e fevereiro, época em que as pessoas costumam sair de férias.
A situação é ainda mais complicada porque, justamente nesse período, ocorrem mais acidentes de trânsito e nas estradas – situações em que os hospitais mais precisam de sangue.
Para contornar a situação, os hemocentros de todo o país, com o apoio do Ministério da Saúde, aproveitam o dia 25 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário, para criar ações que estimulem a doação. São propagandas na mídia e campanhas que visam informar a população sobre a importância de doar sangue.

Do mega ao nano: Open innovation e conexões improváveis


Publicado em 2 de Outubro de 2009 às 14:07 por Felipe Matos.


Um dos mais fascinantes conceitos trazidos a reboque do tema inovação aberta, ou open innovation, são as chamadas “conexões improváveis” que podem surgir quando se abrem as portas de uma empresa ou instituição para idéias e soluções tecnológicas externas.
Na UFRGS, em Porto Alegre, um caso interessante uniu áreas aparentemente desconexas: Astrofísica e Engenharia de Alimentos.
Tudo começou quando o professor de Astrofísica Horário Dottori observou imagens microscópias de microtoxinas, que ficam fluorescentes pela ação de um corante reagente. Ele percebeu que a imagem era muito parecida com a de um campo estrelado no céue que poderia usar técnicas de fotometria astronômica para medir a fluorescência destas toxinas, algo que era um problema na área da Toxicologia.

23/11/2009

MESMO SEM SE DAR CONTA, VOCÊ PODE ESTAR PROTEGIDO.


Os brasileiros maiores de 65 anos que seguem as recomendações do Ministério da Saúde têm uma grande chance de estar vacinados e protegidos contra a gripe H1N1 sem se darem conta do fato. Por quê?

Segundo o resultado preliminar de um estudo realizado por pesquisadores mexicanos em um grupo de 240 pacientes seguidos desde o início da atual epidemia, mostrou que a vacina contra a gripe comum pode também proteger contra a gripe erroneamente chamada de suína.

22/11/2009

6ª Causa de Morte em São Paulo - Câncer do Colo do Útero

O tema que trago hoje é o Câncer do Colo do Útero, em São Paulo está doença é a 6º causa de mortalidade dentre as neoplasias no sexo feminino. No Brasil é 2ª causa que mais mata, perdendo somente para o câncer da mama.
O câncer do colo do útero apresenta um dos mais altos potenciais de prevenção e cura, chegando perto de 100% quando diagnosticado precocemente. Em sua fase inicial, o câncer do colo do útero não apresenta sintomas e pode ser diagnosticado pelo exame preventivo, o Papanicolau.

SAÚDE MENTAL NA CIDADE DE SÃO PAULO

Até 14 de maio de 1852, quando foi instalado o Hospício Provisório de Alienados na capital, não havia um espaço adequado em nossa cidade para tratar adequadamente os doentes mentais.