ESTE BLOG PRETENDE ABORDAR OS DIVERSOS TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DE FORMA SIMPLES, DIRETA E ABRANGENTE.


21/11/2009

Saúde física mental e Social

Repouso e higiene são necessidades básicas do corpo, essenciais para a saúde. O repouso adequado contribui para recuperar o organismo do desgaste natural do dia-a-dia, e das perdas excessivas, provocadas pela correria dos tempos modernos. A higiene deve ser feita com relação ao corpo e ao meio ambiente, e mantida nas melhores condições, sendo, até mesmo, importante para a parte emocional do ser humano.


IDENTIFICANDO E EVITANDO OS DESGASTES
Além de repousar, é necessário que cada pessoa faça uma análise de seu estilo de vida, para identificar e evitar o desgaste excessivo, que pode ser devido a fatores pessoais, como por exemplo: 1- Não saber dizer "não" e aceitar sobrecargas de trabalho. 2- Não admitir seus próprios limites. 3- Querer fazer o trabalho de todas as pessoas por achar que ninguém é capaz. 4- Excesso de ambição para conquistar coisas materiais, etc. Esse comportamento de onipotência faz com que a pessoa assuma muitos compromissos expondo o organismo a um desgaste muito grande. O desgaste excessivo, também pode ser por fatores que não dependem da própria pessoa, como as exigências do trabalho e transtornos com o sistema de transporte, etc.

AFINAL, O QUE ESTÁ ENVOLVIDO EM ATITUDES SUICÍDAS?

Moro próximo à ferrovia há alguns anos e neste período ouvi diversos relatos de suicídios ocorridos nas dependências da empresa, mas nunca havia ficado tão próximo de um caso destes como o de ontem.

20/11/2009

VOCÊ CONHECE ESTE SENHOR?







A maioria dos brasileiros desconhece o senhor da foto ao lado e a sua contribuição para a melhoria da saúde em nosso país.

19/11/2009

A saúde de nossos médicos


A saúde e o bem estar têm sido assunto constante nos últimos tempos e quando tratamos do assunto, a solução sempre está na figura do médico, que até hoje é o profissional mais adequado para tratar deste tema. Há uma questão a ser respondida: não sendo raras as cenas de erros decorrentes do exercício da profissão e outras mazelas que atingem os médicos, como o Conselho Federal de Medicina e eles encaram a questão?

18/11/2009

Anticoncepcional Masculino - Você acha que esta moda pega?


Atualmente no mercado há vários métodos contraceptivos para mulheres, ao contrário do homem que se não quiser usar a camisinha, para se prevenir totalmente terá que passar por uma vasectomia, porém muitos devido a uma barreira cultural, não cogitam a hipótese.

As empresas farmacêuticas já investem em pesquisas e estão em estágio avançado, acreditam que daqui a 8 anos esse sonho se tornará realidade, (sonho !!! não sei de quem???)
Estão surgindo novas tecnologias que mesmo não revolucionando o controle da natalidade vão dar o que falar, sendo elas: O ultra-som, a idéia é aplicar ultra-som sobre os testículos, o que causa um leve aquecimento neles e gera um efeito anticoncepcional que tem a promessa de durar por 6 meses.

17/11/2009

Gripe Suína ou influenza A: O que e isso?


É uma doença respiratória causada por um vírus que geralmente ataca só os porcos. O problema atual é que o vírus INFLUENZA A H1N1 sofreu uma mutação (transformação genética) que lhe deu a capacidade de infectar também os seres humanos. Atualmente, a gripe suína é chamada de INFLUENZA A.

O vírus é contagioso?
A gripe suína não é causada pelo consumo de carne de porco e seus derivados. Ela é transmitida de pessoa a pessoa, por meio de tosse, espirro e de secreções respiratórias de pessoas infectadas.
Como se transmite a gripe suína?
A gripe suína se transmite como uma gripe comum, de forma:
• Direta – da pessoa gripada para outra pessoa (através de gotículas de saliva).
• Indireta – da pessoa gripada para um objeto (que fica contaminado) e deste para outra pessoa.
Quais são os sintomas da gripe suína?

16/11/2009

A Saúde Privada cumpre o seu papel?


Temos direito à saúde isto é fato previsto na Constituição Federal, pagamos os impostos, mas não temos qualidade para alguns simples procedimentos, como marcar uma consulta de determinada especialidade, normalmente os postos de saúde tem as especialidades mais básicas, como pediatra, ginecologista e clínico geral.
Outra opção são os hospitais escolas, mas lá só é para casos muito sérios, então somos obrigados a contratar um plano de saúde, na esperança de um atendimento digno e descente, porém na maioria das vezes, isso não acontece, ultimamente a espera nos hospitais conveniados pelo plano de saúde estão se igualando aos hospitais públicos quando não piores.

15/11/2009

Um olhar holístico para a Saúde - A solução?


O ser humano é uma pessoa inteira – portanto precisa tratar não só o corpo, como a mente e o espírito, creio que todas as doenças começam na esfera psicológica.
Os ocidentais tem a cultura de pensar na sua saúde apenas quando ela já esta prejudicada, o contrário dos orientais que tem a cultura de se cuidar para a doença não chegar, através de métodos alternativos.