ESTE BLOG PRETENDE ABORDAR OS DIVERSOS TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DE FORMA SIMPLES, DIRETA E ABRANGENTE.


14/11/2009

Parto Normal - Deixe essa idéia nascer em você.


É hora de lembrarmos porque hoje em dia o parto tornou-se um assunto exclusivamente médico-hospitalar. Nos hospitais privados, as taxas de cesariana chegam a 90% enquanto a taxa recomendada pela Organização Mundial da Saúde é de até 15%! Apesar disso, nossas taxas de mortalidade materna e infantil estão entre as maiores do mundo.

Em vários lugares do mundo, o parto é visto de uma forma muito natural e simples, e nem por isso levianamente. A separação dos partos por tipos aconteceu em decorrência do nosso sistema obstétrico ginecológica, a classificação ficou óbvia: "Parto Normal" ou "Cesariana". Não havia alternativa. Se a mulher não conseguia dar à luz nessas condições padronizadas, ia para a cesárea.No Brasil “o serviço particular cerca de 80% dos partos são cesáreas e 20% são normais”. Os motivos para o elevado índice do parto cesárea são por comodidade da mãe e do médico que controlam a situação do parto, marcando dia e horário para o nascimento, diferentemente do parto normal, em que a natureza determina o dia e horário.
Outro motivo é o financeiro. Muitas instituições privadas têm como objetivo o lucro em detrimento de assistência e, portanto o parto cesárea é mais lucrativo.

13/11/2009

Visto de perto

Riad Younes em Carta Capital - 30/10/2009 16:06:13

Avaliar artérias coronárias, válvulas e outras partes do coração Exigia, até poucos anos atrás, métodos invasivos, dolorosos e muitas vezes arriscados. Bastavam alguns sintomas sugerindo uma obstrução das artérias do coração para o cardiologista indicar o cateterismo.
Um corte na raiz da coxa. A introdução de um cateter - um tubo especial - Longo Através da artéria da perna até suas Atingir o coração e artérias. Os contrastes Injetados então desenhavam o interior de cada vaso de forma nítida o suficiente para uma avaliação precisa e para o diagnóstico de obstrução arterial.
Recentemente, uma tomografia computadorizada substituiu algumas das indicações de cateterismo, para alívio dos pacientes.O espantoso avanço na velocidade de aquisição de imagens pelos tomógrafos atuais Tornou esse exame absurdamente preciso. Tais aparelhos já estão disponíveis grandes em vários centros hospitalares no Brasil.

12/11/2009

Aconteceu comigo

Este relato é um Ato de Cidadania, gostaria de compartilhar uma experiência vivida com vocês.

Há um tempo, que não ficava gripada. Mas, no último dia 12 os sintomas foram tomando conta do corpo e uma tosse, fui ao medico e após o atendimento, ele receitou EXPEC* xarope. Uma dose de 5ml a cada 4 horas. Após tomar o medicamento para tive reação alérgica "intoxicação" que provocou Parada Cardiorrespiratória. Conclusão, quase enfartei com apenas uma dose de 5 ml do EXPEC* Xarope prescrito pelo Médico. Sim, ANTITUSSÍGENO, EXPECTORANTE E ANTIALÉRGICO.

11/11/2009

Sistema de biometria analisa padrões cerebrais e batimentos cardíacos

mar.10, 2009 in Ciência



Pesquisadores europeus desenvolveram um sistema de biometria que utiliza sensores para analisar padrões cerebrais e o ritmo de batimento do coração com objetivo de identificar uma pessoa.
Segundo eles, este modelo de identificação biométrica estará no centro de sistemas de segurança no futuro, garantindo uma ferramenta capaz de identificar as pessoas ao mesmo tempo em que diminui as possibilidades de ser enganada.
Chamado Humabio (Autenticação e monitoramento humano usando indicadores biodinâmicos e analises de comportamento), grupo de estudos financiado pela União Européia existe há três anos e é formado por universidades e empresas privadas.A tendência da biometria, ressalta o grupo, é aumentar a eficiência dos sistemas com aumento da intrusividade. O desafio da Humabio é criar tecnologias (ou melhorar as existentes) que reduzam a intrusão destes sistemas. Pesquisa aponta que brasileiros confiam em biometria.

Rôbo simula paciente com gripe suína - Inovação na Saúde

A Security & Safety Trade Expo, evento realizado no Japão, apresenta um robô que reclama, sua, chora e até tem convulsões, assim como uma pessoa infectada pelo vírus H1N1. A demonstração aconteceu nesta quinta-feira (22). O humanóide da Medical Education Technologies (Meti) tem como objetivo ajudar os médicos a reconhecer os sintomas e saber como tratar doentes com a nova gripe. Quando o robô não recebe o tratamento correto, os sintomas pioram até a máquina parar de respirar.

10/11/2009

Estresse versus Saúde


Moramos em São Paulo, “cidade das oportunidades”, e também do estresse.

Quem reside nesta Metrópole e precisa se locomover, tanto para trabalhar ou para outro fim, perde totalmente a qualidade de vida, nos horários de pico o nosso transporte não esta sendo suficiente, só andamos grudados uns nos outros seja nos coletivos, nos trens, no Metrô.
Ir para o trabalho é uma verdadeira maratona, em média quem trabalha em uma região oposta a que reside leva em torno de 3 horas por dia, isto sendo otimista, pois se houver algum engarrafamento esse tempo com certeza aumenta.

09/11/2009

Cruzada anti fumo em São Paulo

Importante:

•Este texto tem por objetivo iniciar e não esgotar a discussão em torno da nova lei em vigor desde 7 de agosto em nosso estado.
• Não tem como objetivo defender ou fazer apologia ao uso do tabaco e de seus derivados;
• Também não se advoga, não apóia ou induz os leitores a tomar quaisquer posições político-partidárias.
A lei anti fumo, em vigor no estado de São Paulo desde agosto, pretende revolucionar as relações entre fumantes e não fumantes, cerceando o direito dos primeiros em benefício dos últimos que são a maioria. Assim como a lei seca, despertou polêmicas e debates pró e contra a lei.
Saindo da legalidade e da questão da imposição, ficam algumas perguntas a serem respondidas. Para tanto precisamos sair do foco imediato e olharmos globalmente o assunto, coisa que a mídia nativa e alguns portais de comunicação ainda estão devendo.

Honda apresenta exoesqueleto robótico para ajudar deficientes

abr.15, 2009 in Ciência

A Honda vai revelar dois aparelhos exoesqueletos assistentes de caminhada e levantamento em Nova York nesta quarta-feira (15). A empresa pré-anunciou os protótipos hoje, dando ao mundo uma amostra em vídeo e fotos dessas duas tecnologias vestíveis.
A mesma empresa que trouxe ao mundo o robô humanóide ASIMO, a American Honda Motors, usou o que eles aprenderam sobre locomoção humana para construir o Stride Management Assist e o Bodyweight Support Assist.
O primeiro protótipo é um aparelho leve e vestível para ajudar a andar pessoas idosas e/ou com músculos da perna fracos. Em fotos, usuários vestiam o Stride Management por volta de seu quadril, barriga e pernas. Um computador interno regula a caminhada do usuário e o ritmo do andar para deixá-los mais consistentes e, no final das contas, efetivo.

O que há de melhor na Cidade de São Paulo é Saúde

A matéria  aborda a Saúde na cidade de São Paulo, de maneira muito simples e principalmente essa gama de informação sobre o setor. Sabemos que nada disso surgiu da noite para o dia, mas é fruto de muito esforço e dedicação ao longo de décadas, de médicos, cientistas, profissionais de saúde, empreendedores, empresários e poder público. Percebo que todos estão engajados no objetivo de trazer para Cidade de São Paulo a última palavra em conhecimento, tecnologia, conforto e dedicação, na prevenção, identificação precoce e tratamento de distúrbios da saúde, de forma à torná-los disponíveis para todo o universo social.São Paulo demonstra, cada vez mais, sua magnitude em vários aspectos, mostrando que a cidade é um terreno fértil para o desenvolvimento de todos os segmentos. Principalmente na área da Saúde.
Qual sua percepção da Saúde na cidade de São Paulo? Participe, dê sua opinião.

08/11/2009

Corra se puder

Para começar a nossa conversa acho relevante ter alguns conceitos claros, Saúde Pública e Processo saúde-doença.

A saúde pública centra sua ação a partir da ótica do Estado com os interesses que ele representa nas distintas formas de organização social e política das populações. Na concepção mais tradicional, é a aplicação de conhecimentos (médicos ou não), com o objetivo de organizar sistemas e serviços de saúde, atuar em fatores condicionantes e determinantes do processo saúde-doença controlando a incidência de doenças nas populações através de ações de vigilância e intervenções governamentais.
O processo saúde-doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população e considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores. De acordo com esse conceito, a determinação do estado de saúde de uma pessoa é um processo complexo que envolve diversos fatores, o conceito de saúde-doença estuda os fatores biológicos, econômicos, sociais e culturais e, com eles, pretende obter possíveis motivações para o surgimento de alguma enfermidade. O conceito de multicausalidade não exclui a presença de agentes etiológicos numa pessoa como fator de aparecimento de doenças. Ele vai além e leva em consideração o psicológico do paciente, seus conflitos familiares, seus recursos financeiros, nível de instrução, entre outros.
Entendendo esses conceitos percebo que em se tratando de saúde a ferida é mais profunda, mas enfim vamos ao que interessa, porém vale lembrar que o Artigo 196 da Constituição Federal nos fala o seguinte “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

Sensor portátil identifica sinais de câncer de pulmão

set.11, 2009 in Ciência
A respiração de pacientes de câncer de pulmão difere da de pessoas saudáveis por conter maiores concentrações de parafinas e outros compostos orgânicos voláteis. Pesquisadores sabiam disso há anos e tentaram desenvolver sistemas de análise de respiração capazes de identificar a doença, como alternativa às tomografias computadorizadas.

Rede de Proteção à Mãe Paulistana


Desde que foi criado, em março de 2006, o programa já beneficiou milhares de pessoas. Com ele, mães e bebês recebem o carinho e atenção de que precisam.

Criada pela Prefeitura de São Paulo, a Rede de Proteção à Mãe Paulistana oferece assistência integral a gestantes de toda a cidade. Ela possui um sistema moderno, que acompanha os atendimentos realizados - inclusive dos bebês, durante seu primeiro ano de vida - e garante uma assistência de qualidade.
Nas Unidades Básicas de Saúde, em ambulatórios especializados e nos hospitais do SUS, as gestantes recebem: