ESTE BLOG PRETENDE ABORDAR OS DIVERSOS TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE DE FORMA SIMPLES, DIRETA E ABRANGENTE.


07/11/2009

Prótese de mandíbula reproduz condições mecânicas originais

Uma mandíbula artificial com as mesmas características mecânicas do osso original, como resistência, rigidez e flexibilidade, feita com um material sintético concebido de modo inovador por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, no interior paulista, foi implantada com sucesso em novembro do ano passado em uma paciente com câncer.
Prótese - Trata-se de um material sintético, composto por um polímero de poli (matecrilato de metila) ou PMMA, um tipo de acrílico, reforçado internamente com fibras de carbono.
Implante - É denso internamente e poroso na superfície, sendo que os poros são revestidos com um estimulador de crescimento ósseo.
O gel de carboximetilcelulose é o agente que induz a criação de poros na superfície do material, identificados pelas características dimensionais bem definidas, pela densidade e pelo fato de serem abertos e interconectados, o que propicia condições para ancorar um estimulador de crescimento ósseo.


06/11/2009

Drogas: O que é legal está na moda

Por Por Ann de Ron, da IPS [Quarta-Feira, 11 de Julho de 2007 às 13:16hs]

A população que abusa de sedativos e outros medicamentos de venda legal poderá em breve superar a de viciados nas drogas ilegais, alertou a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife). Esta tendência parece uma paradoxal conseqüência das campanhas contra as drogas, disse à IPS o vice-presidente dessa agência da Organização das Nações Unidas, o holandês Robert Lousberg.
Como resposta a estas campanhas, “os jovens tendem mais a pensar que a heroína é para os fracassados”, acrescentou, ressaltando que “a idade média dos viciados em heroína aumenta, e diminui a quantidade de viciados em cocaína”.